Como preparar espetáculos teatrais – Teatro Brasileiro


Como preparar espetáculos teatrais - Teatro Brasileiro

Como preparar espetáculos teatrais - Teatro Brasileiro

Falaremos neste artigo como preparar espetáculos teatrais e a montagem de um cenário. Este é um dos elementos principais do teatro brasileiro porque o palco é onde os atores transitam e onde a ficção torna-se realidade. Portanto, é preciso que o cenógrafo não só saiba qual é a intenção do diretor como também a do dramaturgo para elaborar uma boa peça de teatro nacional.

Quando surgiu os Espetáculos Teatrais?

O teatro mais antigo, em sua época medieval e antes, era feito em palcos desprovidos de qualquer acessório que ambientasse o drama. Hoje em dia, isso é impensável, pois a falta do cenário, que foi habitual para os antigos, causaria estranheza e rejeição. Esse simulacro da realidade começou significativamente no século XVII, quando William Davenant (1606-1668) preparava ambientes similares ao da realidade em seus palcos teatrais.

Como preparar Espetáculos Teatrais?

A preparação de um espetáculo teatral depende dos recursos disponíveis. Se eles forem limitados, o cenário de um escritório pode ser criado apenas com uma escrivaninha, cadeiras, livros, telefone, cortinas, luminárias, etc. Se os recursos forem mais amplos, pode-se preparar um cenário muito mais detalhado. Por isso as tarefas de grandes espetáculos teatrais são divididas entre uma ampla equipe técnica e artística.

Como preparar espetáculos teatrais - Teatro Nacional

Como preparar espetáculos teatrais - Teatro Nacional

A preparação anterior tem mais livre e mais tempo de estudo entre o cenógrafo e o diretor. Mas é preciso pensar nas atividades que serão realizadas durante o espetáculo teatral, como, por exemplo, definir onde todo o material de um cenário será armazenado quando, na passagem de um ato para outro, o cenário tem que ser mudado.

Mudança no cenário no Espetáculo Teatral

Essa mudança de cenário precisa ser rápida e por isso um time de profissionais são treinados para desmontar e remontar os itens do cenário com rapidez, tomando cuidado para não fazer ruídos nem provocar acidentes ou distrações na audiência. Muitos diretores englobam esses desmontadores na peça, como se fossem personagens. Na história do teatro brasileiro, muitos edifícios teatrais já sucumbiram à chamas. Por isso a iluminação precisa ser feita com profissionais que entendam da área, como eletricistas, para que todo risco de fogo seja evitado: velas acesar, fogos de artifício, etc.

A Tecnologia atual no Espetáculo Teatral

Espetáculo Teatral - Teatro em SP

Espetáculo Teatral - Teatro em SP

Não se pode finalizar sem citar a tecnologia atual, que vem ajudando na preparação dos espetáculos teatrais, seja com grandes ou pequenas telas no fundo, que reproduzem os atores e o cenário para que o público (nesse caso, gigantesco, dividido num estádio ou numa arena) possa acompanhar cada ato, gesto e palavra. As vestimentas e o figurino também são igualmente importantes, pois, de acordo com a peça, elas são confeccionadas com roupas comuns do nosso dia a dia ou mesmo com roupas de época, a fim de ambientar melhor o enredo e auxiliar na construção da obra de arte. Os teatros em SP estão fazendo muito bom uso da tecnologia nos espetáculos teatrais, vale a pena dar uma conferida no teatro municipal para ver uma peça teatral de grande nome.

Se você tiver mais algumas dicas de como preparar espetáculos teatrais, envie nos comentários abaixo!



Artigos relacionados:

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /hermes/walnaweb09a/b1213/moo.minhasmetascom/leiadetudo/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273