Práticas Sustentáveis: Dicas verdes no ambiente de trabalho


Práticas Sustentáveis no trabalho

Práticas Sustentáveis no trabalho

Não é só em casa que é possível adotar Práticas Sustentáveis, por isso elaboramos estas dicas verdes para seu ambiente de trabalho, afim de diminuir seu impacto sobre o planeta e também melhorar sua qualidade de vida. Estas dicas de Práticas Sustentáveis podem ser usadas nos mais diversos ambientes, desde um pequeno escritório, até mesmo em grandes empresas com centenas de empregados. Não importa o tamanho do local de trabalho, o que importa é se conscientizar e diminuir a pegada ecológica, ou seja, as marcas que você deixa no planeta.

Práticas Sustentáveis no trabalho, diminua sua pegada ecológica!

Práticas Sustentáveis, diminua sua pegada ecológica!

Práticas Sustentáveis, diminua sua pegada ecológica!

Separamos para você 14 dicas de Práticas Sustentáveis para serem usadas no seu ambiente de trabalho, veja a seguir:

1. Calcule seu consumo, ou melhor, sua pegada ecológica, para saber onde estão suas maiores falhas. É no trabalho que muitas vezes estão os grandes exageros. Nos sites www.calculadoracarbono-cgd.com e www.pegadadecarbono.com é possível fazer essa conta, além de calcular também a sua pegada de carbono, ou seja, um cálculo de emissão de carbono, vale a pena conferir.

2. Caso trabalhe em uma empresa grande, comece pela sua seção, fazendo um projeto com algumas ações viáveis para colocar em prática e envolva seu colegas. Converse com seus chefes e superiores, uma vez que eles gostarão de saber que os funcionarários estão preocupados com os impactos ambientais e podem espalhar suas ideias de Práticas Sustentáveis para outros departamentos.

3.Faça um mural com as medidas de Práticas Sustentáveis que devem ser adotadas e as datas que entrarão em vigor.

4. Se a empresa já tem, faça o descarte adequado do lixo. Caso não haja latas separadas na corporação, incentive a adoção dessa importante medida.

5. Economize luz. Não se esqueça de desligar as luzes quando sair de sua sala e utilize a luz natural sempre que for possível. Deixe a janela sem persiana ou a mantenha levantada para a claridade invadir o ambiente. A economia de energia elétrica é uma medida importantíssima.

Práticas Sustentáveis no escritório

Práticas Sustentáveis no escritório

6. Desligue o computador por completo, incluindo o cabo de alimentação e estabilizadores, caso utilize. Configure-o para dormir automaticamente durante intervalos curtos (lembrando que essa medida pode reduzir o consumo de enrgia em até 70%). Nao se esqueça de apagar o monitor, também.

7. A impressora pode ser uma vilã quando falamos em ecologia. Há muito desperdício geralmente. Nosso primeiro conselho é imrpimir apenas aquilo que realmnte for necessário. Depois, utilize os dois lados da folha. Lembre-se de pegar as que estão impressas apenas em um lado para dazer blocos e rascunhos. Evite a impressão colorida e imprima em modo rascunho sempre que possível.

8. Essa é daquelas Práticas Sustentáveis clássicas: feche as torneiras quando estiver escovando os dentes ou ensaboando as mãos. Fique de olho em possíveis vazamentos, seja na pia ou mesmo no vaso sanitário, e comunique possíveis erros e problemas ao setor responsável.

9. Aquela regra “o último que sair apaga a luz” é importantíssima. Além disso, esse último também precisa verificar tomadas, ar-condicionado, impressoras, computadores, etc. Faça um rodízio entre os funcionários do setor e, assim, a cada dia um faz essa checagem.

10. Evite usar copos descartáveis sempre. Tenha garrafas para tomar água e canecas para o chá ou café. O mesmo vale para os talheres e os pratos, caso você almoce no refeitório da empresa.

11. Utilize soluções tecnológicas que possam reduzir a quantidade de viagens dos funcionários, sistemas de videoconferência, comunicadores com Skype, entre outros.

Práticas Sustentáveis, o Planeta agradece!

Práticas Sustentáveis, o Planeta agradece!

12. Utilize calculadoras e lanternas que possam funcionar com energia solar ou dínamo. Desta maneira não é necessário usar pilhas.

13. E, por falar em pilhas, nunca é demais dizer para usar pilhar recarregáveis, assim você evitará poluir o meio ambiente e gastará menos. Descarte as pilhas em locais apropriados de coleta e não no lixo comum.

14. Tenha plantas em seu escritório ou ambiente de trabalho: elas são verdadeiros filtros biológicos, pois limpam o ar e regulam a temperatura. Utilize cores claras nos ambientes para que reduzam a necessidade de iluminação artificial.

E assim você irá implementar Práticas Sustentáveis no seu ambiente de trabalho, através dessas dicas verdes. O Planeta agradece!

Assista ao vídeo abaixo e reflita mais sobre as dicas de Práticas Sustentáveis que foram dadas.

Faça com que essas Práticas Sustentáveis tornem-se rotina, melhore a sua qualidade de vida e de todos ao seu redor.



Artigos relacionados:

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /hermes/walnaweb09a/b1213/moo.minhasmetascom/leiadetudo/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273