Home > Nutrição > Vitamina D Fontes de Alimentos ricos em Vitaminas

Vitamina D Fontes de Alimentos ricos em Vitaminas


Derivados dos leite são ricos em Vitamina D
Derivados dos leite são ricos em Vitamina D


A vitamina D é essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes e atua também no sistema imunológico,  no cérebro, no coração e na secreção de insulina pelo pâncreas. É uma vitamina que dizemo “lipossolúvel”, ou seja, é obtida a partir do colesterol como precursor metabólico através da luz do sol, e de fontes dietéticas.

Você pode encontrar essa vitamina em frutos do mar, tais como o salmão, nas sardinhas de conserva sem óleo, enguia, camarrão e atum. Além disso, em alimentos derivados da vaca, como o leite, a margarina, ovos, queijos, também no pudim, figado de bovin, cereais secos, entre muitos outros.

Vitamina D Importância na alimentação

A vitamina D é muito importante para as crianças, as gestantes e as mães que ainda amamentam, por que favore o crescimento e permitir a fixação de cálcio nos ossos e dentes. Sua função é atuar como um hormônio em nosso sangue que manterá as concentrações de cálcio e fósforo por meio do aumento ou diminuição da absorção desses mineirais no nosso intestino delgado, sendo assim, a vitamina D também regulariza o metabolismo ósseo e a deposição de cálcio nos ossos.

Algumas pessoas tem uma quantidade significativa de vitamina D, naturalmente, enquanto outros precisam consumir mais esse tipo de vitamina. É importante consultar um médico para saber exatamente a quantidade que você deve consumir e não ter exageros ou falta, pois a carência da vitamina D pode ocasionar uma futura osteoporose nos adultos e causar raquitismo, uma avitaminose nas crianças. Dessa forma, como de qualquer tipo de vitamina é preciso ingerir de forma sadia com uma alimentação balanceada.

Salmão: Uma alimentação saudável e balanceada com vitamina D
Salmão: Uma alimentação saudável e balanceada com vitamina D

Vitamina D – fonte natural de vitamina

A principal fonte de vitamina D é sol, que é produzida em nossa pela em respostas aos raios UVB. Por essa razão também é importante a proteção, pois aproximadamente 50 minutos no sol em pleno verão pode causar danos a pele e até doenças como o câncer de pele.

A luz do Sol é principal uma fonte de Vitamina D natural
A luz do Sol é principal uma fonte de Vitamina D natural

Doses em excesso de vitamina D pode provocar hipercalcemia (excesso de cálcio no sangue) e com isso gera o depósito de cálcio nos vasos chamado de arteriosclerose e com essa eliminação aumentada de cálcio na urina pode ocasionar a formação de cálculos urinários. Altos teores de cálcio no sangue alteram as funções do coração e dos nervos. Sendo assim, tudo quando é feito ou ingerido em exagero faz mal a nossa saúde.

Como todas as vitaminas que devemos ter em nosso corpo, a vitamina D também é vital para um bom funcionamento desde que seja ingerida ou recebida pela luz do sol de forma sadia.



Aprenda Inglês Hoje mesmo
Artigos relacionados:

Deixe seu comentário

*